O Rankbrain é um algoritmo do Google baseado em machine learning, Big Data e inteligência artificial, que tem como objetivo classificar melhor os resultados da pesquisa com base na experiência do usuário, entregando assim, resultados de busca mais relevantes.
Esse algoritmo é tão sofisticado que consegue entender buscas inéditas, com termos que nunca haviam sido pesquisados antes.
O rankbrain é uma evolução do algoritmo Hummingbird, lançado em 2013, e que na época já era capaz de entender buscas por contexto. Sendo uma evolução do Hummingbird, o Rankbrain vai ainda mais longe, compreendendo informações incompletas, baseadas em palavras ambíguas ou coloquiais. Dessa forma, a busca do Google se tornou muito mais inteligente, capaz de compreender quando um usuário trata a ferramenta de busca como uma pessoa.
Funcionamento do Rankbrain
O rankbrain tem seu funcionamento baseado em informações parecidas, ou seja, o algoritmo realiza a pesquisa se baseando em expressões ou palavras parecidas que já foram buscadas anteriormente.
O algoritmo Rankbrain tem como objetivo principal entregar resultados melhores e mais relevantes, através da interpretação da frase como um todo, evitando o foco em palavras soltas.
Dessa forma o buscador é capaz de compreender uma frase ou expressão inédita através de correlação de palavras e frases previamente buscadas.
Por ser um sistema de machine learning, o Rankbrain está em constante aprendizado, se alimentando de dados que ele mesmo produziu a partir das buscas realizadas.