Mitos sobre hospedagem de sites

1. Espaço em disco ilimitado

Como chamariz, muitas empresas divulgam planos que, em teoria, oferece espaço em disco ilimitado para os seus clientes, mas isso não quer dizer que é infinito. Servidores e serviços de hospedagem de sites estão limitados à sua estrutura e não são capazes de oferecer espaço sem limites. Afinal, todo disco possui um limite de armazenamento, pois é um disco rígido.

Assim, a escolha mais adequada vai depender de cada site. Se sua ideia é trabalhar com muitas fotos e vídeos, por exemplo, o espaço oferecido deve ser uma de suas prioridades.

2. Hospedagem grátis é melhor

Principalmente para quem está começando e ainda não possui uma estrutura muito grande, é comum acreditar que os planos gratuitos de hospedagem de site vão sempre dar conta do recado.

Mas a realidade é bem diferente. Assim que o projeto começa a crescer, as limitações de planos gratuitos se tornam cada vez mais evidentes. Desse modo, em pouco tempo, isso pode virar um obstáculo no caminho do seu crescimento, uma vez que esse tipo de hospedagem não disponibiliza todos os recursos necessários para continuar a expansão do seu site.

Isso faz parte de uma estratégia conhecida como freemium (a junção das palavras free e premium), em que certas ferramentas são oferecidas gratuitamente, enquanto outras são cobradas à parte. Além disso, existem muitos casos em que clientes que optaram pela hospedagem grátis não têm possibilidade de migrar de servidor.

No final, esse modelo de hospedagem se mostra caro e desvantajoso para quem deseja criar um site profissional e tem planos para crescer.

3. O suporte técnico resolve tudo

Mesmo com acesso a tanta informação na internet, em alguns momentos precisamos contar com a ajuda e experiência de um especialista da área, por isso o suporte técnico é um fator fundamental na hora de escolher um serviço de hospedagem de sites. Problemas podem acontecer a qualquer momento, não é mesmo?

Contudo, muita gente se engana em relação ao verdadeiro papel do suporte técnico. Esse tipo de serviço é oferecido pelas empresas para resolver questões relacionadas ao servidor da hospedagem, isso vai desde apontamento de domínio, até identificar falhas de segurança e problemas de desempenho de um site. Porém o atendimento não está ligado à problemas de desenvolvimento e criação do site, como erros no código ou customização de temas do site.

4. Hospedagem com 100% de uptime

Outro mito diz respeito ao uptime, que é a garantia de disponibilidade de um site no servidor. Existem algumas empresas que afirmam oferecer 100% de uptime, ou seja, dizem garantir que seus sites estarão 100% do tempo disponíveis no servidor. E isso não é uma verdade, pois uma diversos fatores podem forçar um servidor de hospedagem a ficar indisponível, mesmo que seja para uma simples reinicialização da máquina.

Quando falamos em hospedagem de sites, o máximo que pode ser garantido é ente 99,5% e 99,9% de uptime, como é o caso do serviço disponibilizado a todos os nossos clientes.


Verdades sobre hospedagem de sites:

1. Hospedagem SSD torna o site mais rápido

A hospedagem SSD é caracterizada por sua velocidade. Sua vantagem se dá, basicamente, por conta da tecnologia de armazenamento e processamento. Enquanto os tradicionais HDDs (Hard Disk Drive) trabalham baseados em mídias físicas, processando dados gravados em um disco magnético, os SSDs (Solid State Drive) atuam de forma semelhante a um pen-drive.

Assim, eles conseguem um desempenho cerca de 10 vezes mais veloz que um HD comum, além de consumir menos energia e apresentar maior resistência a impactos e vibrações, o que ajuda a preservar os dados gravados.

A hospedagem SSD pode atender a todo o tipo de site, especialmente aqueles que processam uma grande quantidade de dados e informações, como lojas virtuais e blogs com muito acessos diários.

2. Segurança é fundamental

O internauta brasileiro é extremamente desconfiado e preocupado com sua segurança online. Por isso, é fundamental adotar ações com o objetivo de tornar o seu site cada vez mais seguro e confiável. A principal medida de segurança que deve ser tomadas é a instalação do Certificado SSL.

O Certificado SSL utiliza da criptografia para mascarar os dados do visitante e garante que terceiros não tenham acesso a esse tipo de informação. Vale destacar que um site que tem instalado um Certificado SSL em seu sistema possui o protocolo HTTPS.

Esse protocolo de segurança informa aos visitantes que o site que acessaram é seguro, protegendo a troca de informações consideradas sigilosas, como números de cartão de crédito e outros dados pessoais.

Se garantir a segurança dos dados do usuário e tentar driblar sua desconfiança já não fossem motivos o suficiente para ter um site seguro, tudo isso se tornou ainda mais importante após as últimas atualizações promovidas pela Google no navegador Chrome. Além de mudanças relacionadas ao SEO, a empresa passou a informar para os internautas se os sites acessados são seguros ou não. Ou seja, se seu site não possui as ferramentas para ser considerado confiável pelo Google.

Esses são apenas alguns dos principais mitos e verdades sobre hospedagem de sites. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue aqui no nosso blog!

Autor do post: Equipe Mkr Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *