Você deve ter ouvido falar recentemente de uma tal “autenticação de dois fatores” presente em sites, aplicativos e redes sociais. A configuração, que dá mais segurança para o dono da conta, está presente na maioria dos serviços na atualidade. Mas como ativar? A autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas, dependendo do site) não é nenhuma novidade e existe há anos. Nos últimos tempos, contudo, ganhou mais destaque por casos de contas invadidas em serviços como WhatsApp, Instagram e Facebook – os próprios aplicativos e sites recomendam ativar essa proteção.
A autenticação de dois fatores serve para ter dar mais segurança. Assim, se um hacker ou outra pessoa obtiver uma senha sua, isso não bastará para ele invadir suas contas: na hora do login, é pedido um código enviado por SMS para o número que você cadastrou ou gerado por um aplicativo autenticador (como o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator, que servem como um gerador de números que são trocados em intervalos de tempo). Mas é bom frisar também que essa necessidade de colocar um código também valerá para quando você fizer um novo login em suas contas. Pense que é melhor sempre provar que você é você mesmo do que perder acesso ou ter informações expostas.
Em todos os sites, aplicativos e serviços, a verificação costuma estar presente dentro das configurações da sua conta – normalmente na aba de segurança. É bom dizer, claro, que ativar o procedimento não vai impedir totalmente que sua conta seja invadida, mas diminuirá as chances disso acontecer.
Como utilizar confirmação em duas etapas no Whatsapp
A Confirmação em duas etapas é um recurso opcional que funciona como uma camada extra de segurança para sua conta. Com a confirmação em duas etapas ativada, você precisará digitar o PIN de seis dígitos todas as vezes que quiser confirmar seu número no WhatsApp.
Para ativar a confirmação em duas etapas, no WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.
Ao ativar esse recurso, você poderá inserir seu endereço de e-mail. Caso você esqueça seu PIN de seis dígitos, o WhatsApp enviará um link a esse e-mail para desativar a confirmação em duas etapas. Isso também ajudará você a proteger sua conta. Como nós não verificamos esse e-mail para confirmar sua autenticidade, recomendamos que você forneça um endereço de e-mail autêntico para reduzir o risco de ficar sem acesso à sua conta, caso você esqueça seu PIN.
Importante: se você receber um e-mail para desativar a confirmação em duas etapas sem tê-lo solicitado, não clique no link. Outra pessoa pode estar tentando confirmar seu número de telefone no WhatsApp.
Ao ativar a confirmação em duas etapas, seu número só poderá ser confirmado novamente no WhatsApp depois de 7 dias que você usou o WhatsApp sem seu PIN pela última vez. Desse modo, se você esquecer seu PIN e não tiver fornecido um e-mail para desativar a confirmação em duas etapas, você não poderá confirmar seu número no WhatsApp no prazo de 7 dias sem usar o WhatsApp. Após esse período, você poderá confirmar seu número novamente no WhatsApp sem seu PIN, mas você perderá todas as suas mensagens pendentes, pois elas serão apagadas. Caso seu número seja confirmado novamente no WhatsApp depois 30 dias sem usar o WhatsApp e você não inserir seu PIN, sua conta será apagada e uma nova será criada depois que a confirmação for feita.
Observação: para você lembrar seu PIN, o WhatsApp irá solicitar que você o digite periodicamente. Não há como desativar essa solicitação sem que confirmação em duas etapas também seja desativada.