A navegação anônima é um recurso que muitos navegadores de internet possuem para não armazenar dados e pesquisas na internet e outras informações. Quando alguém utiliza o Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari e Microsoft Edge, o IP (Internet Protocol, que é a “identidade” do usuário na internet) é registrado pelos sites visitados, pelas empresas provedoras de internet e também pelo local em que os sites são acessados. Eles podem usar esses dados para oferecer publicidade personalizada e fornecer formulários, cookies e outros tipos de dados do navegador, no computador do consumidor ou de terceiros. Esse modo de navegação serve para quando o usuário utiliza um aparelho que não é o dele, ou seja, de uso comum. Ao navegar em modo anônimo, os dados abaixo não ficam salvos no navegador.
- Os sites que foram visitados;
- Informações de formulários que foram preenchidas;
- Os cookies;
- O endereço dos sites (também chamado de URL) na barra de endereços (que pode ser preenchida automaticamente conforme o endereço de um site é digitado);
- Os sites mais visitados, que podem aparecer na primeira página do navegador;
- O histórico de navegação e de pesquisas. Os principais navegadores possuem a opção de navegação anônima para computador e celular.
No Google Chrome, você acessa o modo de navegação anônima da seguinte forma: - Abra o navegador;
- Vá ao canto superior direito e clique nos 3 pontinhos;
- Selecione a terceira opção, “Nova Janela Anônima”
- Verifique se o ícone de Navegação anônima é exibido
Também é possível usar um atalho de teclado para abrir uma janela anônima:
- Windows, Linux ou Chrome OS: pressione Ctrl + Shift + n.
- Mac: pressione ⌘ + Shift + n.