Para começarmos o que é Machine Learning?
O aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos (Realidade em detalhe). É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
Se
repararmos bem produtos e serviços de tecnológicos que mais consumimos veremos
que todos têm uma coisa em comum: eles combinam dados (uma das aplicações mais
poderosas da Inteligência Artificial – para melhorar a vida das pessoas.)
Como por exemplo: O Waze que atualiza a rota sugerida em tempo real baseando-se em dados gerados
automaticamente pelos dispositivos de milhões de usuários, usando o machine
learning para gerar economia de tempo e combustível.
Até mesmo o Google: você começa a digitar e ele adivinha o que você procura.
Parece simples, mas para fazer essa adivinhação a inteligência artificial
avalia milhões de sinais de buscas.
Assim
encontramos muito mais rápido os resultados que queremos, todos os dias são
economizados 200 anos de digitação gerando assim um país mas conectado.
O Brasil Conectado
A maioria dos brasileiros se tornou digital entre 2014 e 2016, mais a penetração desses aparelhos mais dobrou, passando de 29% para 62%. Fazendo assim a maioria dos brasileiros se torna digital.
O Brasil é um dos países que mais usam do Google Assistente, um assistente inteligente que combina voz, dados e machine learning para trazer praticidade para a vida das pessoas.
A verdade é que nós, cidadãos conectados, valorizamos cada vez mais as inovações que trazem mais rapidez, menos custo, mais comodidade e menos fricção.
Um outro exemplo de como atender a essa nova exigência do consumidor é a busca do Google. Por exemplo, ao fazer uma busca online sobre uma viagem, recebo mais de uma lista de links sobre a cidade: a busca me apresenta pontos de interesse, coisas a fazer durante a minha estadia, lugares para me hospedar, preços, passagens, melhores lugares pra ir, artigos entre outros.
Esse e muitos outros exemplos mostram como a inteligência artificial está presente e incorporada em quase 100% dos nosso dia a dia, se olharmos para 5 anos atrás notamos nossa evolução. Avanços como esses foram cruciais para essa nova era do Brasil conectado.