Você está pronto para o metaverso? Se você tem prestado atenção nas notícias de tecnologia recentemente, provavelmente já ouviu falar desse mundo online. Na verdade, o proprietário do Facebook, Mark Zuckerberg, tem tanta certeza de que o futuro é digital que até renomeou sua empresa para Meta e está investindo bilhões no desenvolvimento de sua visão dessa nova fronteira online.
E, é claro, os profissionais de marketing já estão anunciando as enormes oportunidades da publicidade no metaverso. A marca de skate Vans até patrocinou uma competição de skate baseada no metaverso dentro do popular jogo online Roblox, e a Nike também está levando essas oportunidades a sério.
Hoje o metaverso pode parecer uma tecnologia confusa que pode ser uma moda passageira. Mas à medida que avançamos cada vez mais para o trabalho remoto, compras online e até socialização e namoro online, parece que o metaverso faz parte de um próximo passo lógico.
Você também pode notar que muitas marcas que estão levando o metaverso a sério são aquelas que visam os mercados millennial e da geração Z. Ou seja, aqueles que estão olhando para o futuro.
Então, com isso em mente, provavelmente é uma boa ideia se atualizar sobre o metaverso e o enorme potencial publicitário.
O que é o metaverso?
O metaverso é um termo usado para descrever mundos baseados em realidade virtual imersiva na internet. Se você jogou algum jogo online nos últimos anos, experimentou o metaverso em sua aparência atual.
Jogos como Minecraft, Roblox, Fortnite ou até Grand Theft Auto (GTA), acontecem dentro de seu próprio universo independente.
Mundos virtuais focados no metaverso, como Decentraland, Sandbox e Axie Infinity também estão crescendo rapidamente em popularidade, e é aí que estão muitas das oportunidades de marketing.
Você pode ou não gostar desses jogos, mas esse não é o ponto aqui.
A tecnologia que sustenta esses jogos é o que compõe o metaverso. E, se você acredita no Sr. Zuckerberg, todos nós teremos algum tipo de interação usando algum tipo de plataforma baseada em metaverso nos próximos anos.
Os mais descrentes podem estar pensando que essa é apenas uma maneira de Zuckerberg vender mais de seus headsets de realidade virtual Oculus, empresa de realidade virtual de ponta que Mark Zuckerberg investiu vários anos atrás.
Mas, ele pode ter um ponto.
O mundo inteiro experimentou recentemente como é ficar trancado em casa (graças ao Covid), e serviços online como Zoom e HouseParty tiveram uma explosão de crescimento.
Portanto, é um pequeno passo ir das reuniões do Zoom até potencialmente ter reuniões do metaverso com amigos, familiares ou colegas de trabalho.
Alguém usa o metaverso (além dos jogos)?
Resumindo, bem, sim…
O metaverso foi amplamente adotado por várias empresas e até instituições governamentais. Sim, não é apenas para adolescentes mal-humorados que passam muito tempo em seus quartos.
Alguns eventos recentes no metaverso incluem um desfile de moda no popular jogo Decentraland e um jardim digital patrocinado pela Gucci.
A capital digitalmente avançada da Coreia do Sul, Seul, até começou a trabalhar para projetar uma infraestrutura baseada em metaverso para a cidade. O plano é permitir que moradores e visitantes acessem uma ampla gama de serviços, desde passeios turísticos ou participação em eventos, até o pagamento de impostos ou contato com autoridades do governo local.
E até mesmo a famosa fruta fedorenta, o durian, está agora no metaverso graças à autoridade de turismo da Tailândia.
E eu nem mencionei NFTs, ou tokens não fungíveis ainda.
A Nike e a Adidas abraçaram o mundo dos NFTs, que são ativos colecionáveis baseados em criptomoedas, para garantir que suas marcas permaneçam visíveis no metaverso. Os jogadores podem personalizar seus avatares com itens das marcas e até comprar bebidas ou participar de eventos, como festivais de música.
Simplificando, o metaverso está crescendo rapidamente e prevê-se que seja um mercado de US$ 758 bilhões (4,11 trilhões de reais) até 2026. Isso não é um flash na panela.
Realidade Aumentada e Realidade Virtual
O metaverso não é apenas sobre jogos. A realidade aumentada oferece outra maneira de construir elementos digitais no mundo ao nosso redor, sem precisar mergulhar em um mundo digital.
Google e Facebook já utilizam elementos de realidade aumentada em alguns de seus softwares. O Live View do Google, por exemplo, permite que os usuários sobreponham dados digitais, como direções ou informações de compras locais. O Facebook também oferece anúncios de realidade aumentada.
Claro que existem muitos jogos que também usam realidade aumentada. O mais conhecido deles é provavelmente o Pokemon Go, que ganhou muitas manchetes quando foi lançado.
Mas esses jogos também oferecem outro canal potencial para publicidade, especialmente à medida que evoluem e melhoram.
Como funciona a publicidade no metaverso?
Existem várias maneiras de anunciar no metaverso. E você nem precisa ser uma das marcas bilionárias que já mencionamos para entrar em ação.
Outdoors
Provavelmente, a maneira mais fácil de obter alguma visibilidade da marca no metaverso é usar outdoors ou banners. Assim como no mundo real, esses anúncios estrategicamente posicionados podem simplesmente ser usados para melhorar o reconhecimento e a familiaridade com sua marca.
No entanto, os outdoors do metaverso têm o potencial adicional de serem dinâmicos. Se você já viu essas imagens nas mídias sociais de outdoors 3D em cidades como Tóquio ou Nova York, esta é uma oportunidade para os anúncios do metaverso realmente brilharem.
No momento, os anúncios de outdoor do metaverso são uma das opções mais acessíveis, ao contrário dos outdoors do mundo real. E embora as impressões geradas possam não estar no mesmo nível, por exemplo, do Instagram Ads, você ainda está vendo seus anúncios no metaverso.
Eventos/patrocínio
Com artistas como Ariana Grande e Snoop Dogg abraçando o metaverso, também há mais oportunidades de patrocinar eventos de alto nível, como shows. Desfiles de moda e eventos de skate, como mencionado acima, também apresentam algumas oportunidades incríveis para anúncios no metaverso.
Também é provável que veremos eventos corporativos, webinars e reuniões de negócios entrarem no metaverso. Novamente, uma ótima maneira de fazer sua marca ser vista com patrocínios no evento.
Considere o custo de patrocinar um evento semelhante no mundo real e provavelmente, pelo menos por enquanto, o custo para executar anúncios do metaverso será muito mais acessível.
A verdade é que quando se trata de eventos no metaverso, sua imaginação é o limite…
Experiências
Uma nova maneira divertida de aproveitar a publicidade do metaverso é usar experiências in-world. Sandbox mostrou isso com seu recente evento temático da Atari, onde os jogadores puderam desfrutar de jogos retrô dentro do metaverso Sandbox.
Para quem não sabe, Sandbox é o mundo metaverso onde Snoop Dogg vem construindo seu império imobiliário. Na verdade, um fã recentemente pagou US$ 450.000 (2,4 milhões de reais) para ser o vizinho do metaverso de Snoop. Sim, há algum dinheiro maluco voando pelo metaverso.
Sandbox é um jogo imersivo e altamente personalizável, então a oportunidade de construir algo de marca ainda é relativamente acessível para as pessoas.
Você não precisa necessariamente criar uma experiência de jogo imersiva em um jogo popular para virar a cabeça para o digital.
Eventos, como os que mencionamos acima, são apenas parte do quadro. Novamente, sua imaginação é o limite.
Colecionáveis/NFTs
Seja qual for sua opinião sobre NFTs e o mundo das criptomoedas, não há como negar sua popularidade. E, com a popularidade vem a oportunidade.
Tokens não fungíveis, ou NFTs, são os colecionáveis do mundo criptográfico e, por extensão, do metaverso. Eles precisam ser construídos em uma blockchain, como Ethereum ou Solana, que fornecem a prova de sua singularidade.
Como mencionado acima, várias grandes marcas abraçaram o mundo dos NFTs, assim como empresas como Marvel, Taco Bell e a Premier League. Na verdade, o governo do Reino Unido propôs uma linha de NFTs para mostrar suas credenciais como inovadores tecnológicos voltados para o futuro.
Entrar no uso e potencial dos NFTs é um universo totalmente diferente em si. Mas algumas ideias para seus usos incluem itens colecionáveis, recompensas ou brindes, comprovantes de associação ou simplesmente produtos de edição limitada.
Uma marca que aproveitou tudo isso em um NFT é o Bored Ape Yacht Club, ou BAYC. Com os Bored Apes agora ganhando quantias absurdas de dinheiro, possuir um não é apenas ter um jpeg de macaco colecionável. Eles também concedem a você uma associação exclusiva a um mundo de macacos com eventos regulares para proprietários de um Bored Ape, extras gratuitos (também conhecidos como airdrops), como novos NFTs e dinheiro na forma do novo token APE de criptografia.
e-Commerce ou i-Commerce
Vender produtos através do metaverso ainda é um conceito relativamente novo. Já temos produtos D2A (direto para o avatar), onde as pessoas podem comprar itens para suas personalidades digitais. Mas é amplamente esperado que comecemos a ver mais oportunidades de vender produtos através do metaverso para uso no mundo real.
Pensando em como as compras online funcionam, talvez em breve possamos visitar a loja virtual da Nike como nosso avatar no jogo, experimentar um par de tênis e enviá-los para nossas casas do mundo real para usar de verdade!
Essas lojas virtuais podem servir como uma forma de publicidade para seus negócios no mundo real. Talvez ao jogar GTA online, um jogador tropece em sua loja, veja uma camiseta exclusiva ou um par de óculos de sol e os compre usando a moeda do jogo – com entrega em sua casa no dia seguinte!
Influenciadores
Já não são apenas as pessoas que podem ser influenciadores… Se você nunca ouviu falar de Lil Miquela, então provavelmente o fará em breve (exceto eu falando sobre ela agora). Esta versão em inteligência artificial gerada por computador de uma garota de 19 anos já construiu um grande número de seguidores nas principais mídias sociais.
Dando um significado totalmente novo ao termo tráfego de bots, espera-se que esses perfis gerados por computador se tornem mais realistas, mais populares e, provavelmente, muito mais influentes também.
O futuro?
É claro que a internet ainda está evoluindo e progredindo, e o metaverso faz parte disso. A publicidade está sempre na vanguarda da inovação tecnológica.
Observando como a mídia social passou a dominar nossas vidas e como isso dependeu fortemente da receita de publicidade, fica claro que o metaverso de alguma forma será um importante formato de publicidade.
Grande parte da infraestrutura do metaverso depende da tecnologia blockchain. Jogos como o Sandbox e o Axie Infinity já têm sua tokenização, e os NFTs são, obviamente, baseados em blockchain.
Um dos benefícios da tecnologia blockchain é que torna mais difícil falsificar o tráfego. E tráfego falso, como bots, tem sido um grande desafio para a publicidade online. Sem entrar nos fundamentos do blockchain, a tecnologia significa que é mais difícil falsificar visualizações.
Como posso anunciar no metaverso?
No momento, a execução de anúncios do metaverso é fragmentada. Em geral, você precisará olhar para o mundo virtual específico em que deseja anunciar – por exemplo, Roblox ou Axie Infinity, e configurar sua campanha de acordo com as especificações deles.
Existem algumas plataformas que ajudarão você a veicular anúncios do metaverso, o que pode ajudar a padronizar suas campanhas em diferentes mundos virtuais.
Os anúncios de realidade aumentada do Facebook também são uma introdução interessante ao mundo dos anúncios do metaverso.