Qual a diferença entre estes padrões?
Os padrões CMYK e RGB são padrões de cor utilizados em design de projetos, na criação de materiais gráficos, webdesign, material destinado a publicidade impressa, e uma infinidade de outras situações.
CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto).
Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é mais usado em impressoras domésticas e na técnica de offset.
RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral é também o padrão das impressoras Fine Art. Como é o padrão que gera maior variedade de cores as impressoras de fine art são configuradas para trabalharem com esse padrão e não com o CMYK.
Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa. Alguns programas gráficos como o Corel Draw incorporam filtros, que tentam mostrar no monitor a imagem exatamente como será impressa.
Ao criar o design para um formato é preciso ter em mente qual o suporte será utilizado. No caso de Impressões Fine Art ou imagens para web o padrão adotado deve ser o RGB, enquando que, em se tratando de materiais impressos em impressora domésticas ou em gráficas pela técnica de offset, deve-se utilizar o padrão CMYK ou outro de acordo com especificações técnicas do projeto adotado pelo designer.
As imagens devem ser configuradas inicialmente no projeto com o padrão RGB ou CMYK , pois a mudança de configuração no meio ou final do projeto faz com que exista alterações de tonalidade.
Sempre que o tipo de impressão, seja no papel ou no tecido, for na técnica de Fine Art ou arquivo tem que ser exportado em RGB que é o padrão das impressoras.
A extensão que preserva melhor as configurações originais do arquivo é TIFF. Recomendamos que as imagens sejam exportadas em TIFF com padrão RGB para impressões Fine Art.