Várias coisas são necessárias para criar e manter um negócio rentável: administrar capital, fluxo de clientes, uma abordagem inovadora de vendas, entre outras. No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo, criar uma identidade visual é uma tarefa essencial para impactar novos compradores e posicionar seus negócios no mercado.
Afinal, o que é uma identidade visual?
Sua empresa, como você e as pessoas ao seu redor, precisa de uma identidade única: algo que a defina e a torne única.
É natural que as empresas concorram entre si pela atenção dos consumidores. E não basta dizer que o seu negócio é diferente; você precisa demonstrar essa diferença, tornando mais fácil para os clientes perceberem as vantagens que só sua empresa oferece.
No contexto empresarial, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que é projetado para representar os valores e ideais da empresa e apresentá-los ao cliente.
Neste conjunto estão itens como o logotipo, tipografia, impressão, as cores escolhidas e como interagem, materiais promocionais (panfletos, impressão de cartão de visita e afins), além de outras papelarias corporativas da marca e elementos presentes na empresa ambiente.
Uma identidade visual consistente constrói confiança.
Sua empresa deve ter um guia de estilo com instruções para implementá-lo de forma consistente. Todos os materiais de marketing (tradicionais e online) devem usar as mesmas cores; a mesma tipografia e impressão; e o mesmo tipo de imagens.
Tudo isso criará um senso de coerência e fortalecerá sua marca.
Como criar uma identidade visual de qualidade?
Tudo começa com o desenvolvimento do seu logotipo: pense nos valores que sua empresa tem, na missão e nos ideais que você deseja transmitir. Tente desenvolver uma imagem simples e fácil de reproduzir em uma variedade de tamanhos, combinada com tipografia e impressão apropriadas.
O próximo passo é escolher a paleta de cores a ser aplicada durante a comunicação visual. As cores têm importância vital em qualquer área, e cada uma desperta uma reação específica em quem as vê. É essencial pesquisar minuciosamente os significados evocados por cada um para saber quais usar, de acordo com fatores como seu público-alvo e área de atuação.
Um exemplo prático desta aplicação: as construtoras dão preferência a cores sólidas, como tons escuros de azul, preto e cinza. As empresas de alimentos focam em tons energéticos, que chamam a atenção e despertam o desejo de comprar, como vermelho, amarelo e laranja.
E lembre-se, uma foto vale mais que mil palavras. Um dos segredos dos grandes negócios está justamente na construção de uma excelente identidade visual. Afinal, é o primeiro impacto da marca no consumidor.
Quando você cria uma identidade corporativa marcante, versátil e equilibrada, ela chamará a atenção das pessoas, pois transmitirá autenticidade aos clientes.
Criar uma identidade visual completa garante um lugar de destaque para o seu negócio no mercado. Em sua empresa, a identidade visual é moderna e consistente com sua missão?
Se você ainda não tem uma identidade visual, faça conosco!
Fonte: Marketing Spot